Prótese

É a especialidade da odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos por meio de próteses parciais fixas e removíveis parciais ou totais, recuperando as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias.

Para saber qual o tipo de prótese mais indicado para o seu caso, é necessária uma avaliação clínica e radiográfica. Só assim poderemos traçar um planejamento ideal para o seu tratamento.

Mas, por que é preciso substituir um dente que foi perdido?

Os dentes precisam estar em perfeito equilíbrio com a arcada dentária para desempenhar satisfatoriamente suas funções. 

Uma ausência dentária pode ocasionar dores articulares (ATM), movimentação dos dentes vizinhos ou até mesmo extrusão dentária dos dentes da arcada antagonista, gerando má-oclusão, dificuldade de mastigação dos alimentos e problemas de ordem fonética, prejudicando assim a saúde de modo geral. 

A isso pode-se somar o desconforto estético que uma ausência proporciona, fazendo com que o paciente perca a vontade de sorrir!





Quais são os tipos de próteses dentárias?


Existem basicamente 3 tipos de próteses


1) Próteses Fixas: 

Prótese que, apoiando-se sobre as raízes dos dentes vizinhos, reabilita o espaço referente ao dente perdido. Dentre os nomes mais populares podemos citar: ponte fixa, coroas, jaquetas, pivot. É chamada de "fixa" pois não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a não ser pelo uso de brocas especiais para isso. Podem ser feitas em diversos materiais como cerâmicas puras, cerâmicas com subestrutura metálica ou até mesmo em resinas especiais.






2) Prótese Removível:

Prótese que, de maneira parcial (PPR, Ponte Móvel) ou total (dentadura), substitui os dentes perdidos. É chamada de removível, pois o paciente pode retirá-la a qualquer momento, principalmente para fazer a sua higienização.






3) Prótese sobre Implantes:

Prótese que substitui um ou mais dentes perdidos sendo fixada sobre as raízes artificiais, chamadas de implantes. No caso das próteses fixas, os implantes funcionarão como as raízes naturais. Nas próteses removíveis, conhecidas como overdentures, os implantes oferecerão maior estabilidade, estética e retenção, garantindo segurança e eficácia.




Durante o tratamento com qualquer uma das próteses, o paciente fará uso de uma prótese provisória, que garantirá o sucesso do tratamento reabilitador!


Na Odonty contamos com especialistas em Dentística Restauradora, Prótese e Implantes para deixar o seu sorriso bonito por completo!!



Agende sua avaliação com nossos especialistas e recupere a beleza do seu sorriso!


Em Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro!
Tel: (21) 3701-1706


Facebook: www.facebook.com/odontyconsultorios