05 benefícios que o riso traz a saúde




Olá, amigos!!

Vejam só que maravilha!! Estudos mostram que sorrir fortalece o sistema imunológico, combate o estresse e elimina rugas.

O riso nos traz a sensação de bem-estar e ajuda a prevenir doenças, além de ajudar o organismo a exercer suas funções no dia a dia.


Confira os benefícios de uma boa gargalhada:


1- Colesterol e diabetes 

Boas risadas podem aumentar níveis de colesterol bom no sangue. 

O que comprova é um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, onde foram acompanhados 20 pacientes com diabetes e com taxas altas de colesterol (LDL). Metade desse grupo continuou somente usando medicações enquanto que a outra metade além da medicação assistia a filmes de comédias diariamente. Resultado: após 1 anos foi que o grupo que recebeu mais estímulos a gargalhar elevou seus níveis de LDL (o bom colesterol) no sangue.


2- Pressão arterial:

A Universidade de medicina de Baltimore nos EUA, realizou um estudo e comprovou: Rir diminui a PA (pressão arterial). Neste estudo 20 voluntários saudáveis e não fumantes, assistiam a filmes: Primeiro eram filmes que geravam estresse. Depois de 2 dias viam filmes de comédia. Antes de cada filme era aferida a PA e os pacientes  estavam em jejum.O  resultado foi preciso: comprovou que o estresse gerava o aumento da pressão arterial, enquanto que umas boas gargalhadas fizeram com que o fluxo sanguíneo aumentasse em até 22%, reduzindo assim  a PA.


3- Pulmões:

Especialistas garantem que boas risadas aumentam a absorção de Oxigênio nos pulmões! Além de inalarmos mais ar, temos uma maior ventilação pulmonar. Com isso, temos uma rápida eliminação de dióxido de carbono e vapores residuais. 

Então, pessoal, rir ajuda a limpar os pulmões, não é o máximo?!



4- Estresse e sistema imunológico:

Especialistas comprovam: rir reduz os níveis de cortisol e adrenalina

Além disso, o nosso cérebro passa a produzir o hormônio endorfina responsável pelo nosso bem estar e por nos deixar relaxado. Eles garantem: o nosso corpo passa a produzir mais células de defesa, fortalecendo o nosso sistema imunológico o que nos protege contra as doenças.


5- Autoestima:

Sorrir  melhora o bom humor, eleva a autoestima e nos deixa mais seguros, garantem os especialistas. 

O Sorriso nos traz  inúmeros benefícios, sensações agradáveis além de nos ajudar a eliminar as sensações negativas, como a tristeza . O riso é um grande aliado nos casos de depressão.



Sorrir é contagioso!
Espalhe Sorrisos por onde passar!


Um abraço,



Dra, Angela Accetta Latempa
Dr. Antonio Marcelo Accetta Latempa